Logo
main image

Como criar uma estratégia de SEO que funciona na prática em 2024

Você já parou para analisar como estão as métricas de Search Engine Optimization, conhecido popularmente como SEO, dentro do site da sua empresa?

Se você pesquisar o nome da sua empresa agora mesmo no Google, provavelmente a encontrará ranqueada na primeira página, mas se você pesquisar pelo serviço que você presta, ou o produto que você vende, qual a sua posição atual? Você se encontra nas 10 primeiras páginas?

A reflexão sobre qual o nível de ranqueamento da sua empresa hoje é de suma importância, porque é através dessa análise que poderemos entender quais são as peças que faltam para posicionar você, e sua marca, em um mercado tão disputado por quem mais importa, o seu cliente.

Quais os impactos em ter uma boa estratégia de SEO dentro do meu negócio?

Através do Search Engine Journal, renomado jornal estrangeiro que realiza diversas pesquisas e análise de dados sobre SEO, podemos obter alguns insights recentes sobre quais impactos imediatos que uma boa estratégia de SEO pode gerar em nosso negócio.

Atualmente, 53% de todo tráfego direcionado a websites vem através de buscas orgânicas em ferramentas de busca, e 32% dos cliques que virão a acessar o seu site através de computadores serão no primeiro resultado da lista, número esse que se mantém na média de 26.9% quando falamos de dispositivos móveis.

Provavelmente você se perguntará, “Como posso concorrer com tantas outras empresas e websites que também buscam essa primeira posição?”.

Essa pergunta é válida, dado que certas keywords, ou palavras-chaves em português, possuem grande concorrência. Entretanto, 90.63% das páginas disponíveis na internet não recebem nenhum tráfego orgânico vindo do Google, ferramenta de busca utilizada por 91% das pessoas.

Isso abre margem para entender que o seu negócio tem um grande potêncial de atingir as primeiras páginas, e consequentemente as primeiras linhas de resultado das ferramentas de busca. Basta criarmos uma estratégia de SEO efetiva e implanta-la da maneira correta.

Como criar uma estratégia de SEO?

Criar uma estratégia de SEO é uma medida muito mais focada ao âmbito de negócios do que necessariamente ao âmbito tecnológico.

Se você busca um resumo de como criar uma estratégia de SEO eficaz e que vai gerar resultados para sua empresa, siga a seguinte lista de perguntas que o guiará por essa jornada.

1. Quem é o meu cliente?

Entender quem é o seu público alvo é extretamente importante! Ele que irá realizar as buscas, visualizar a sua página, e consequentemente, irá comprar seu produto ou serviço.

Sendo assim, identificar as características do seu target é muito importante para entendermos os principais aspectos, como por exemplo:

  1. Como as pessoas me encontram hoje? Onde minha marca deve estar presente para que seja encontrado?
  2. Quais são os termos que eles utilizam para encontrar meus produtos / serviços?
  3. Quais produtos / serviços são mais procurados pelo meu público? Algum destes pode ser vendido por decorrência da venda de outro?
  4. Onde essas pessoas se encontram? Meus clientes são regionais ou globais? Existe alguma características em comum?
  5. Através dessas perguntas você conseguirá criar suas User Personas, que será de vital importância para composição da nossa estratégia de SEO.

2. Como meu cliente busca por meus serviços ou meu produto?

Uma vez que você definiu seu público alvo e entendeu quais são os termos que estes utilizam para buscar pelos seus produtos / serviços, está na hora de mapear esses termos.

Durante nossa jornada de SEO, utilizaremos muito as keywords, que são os termos mapeados pelo seu site e/ou blog, os quais serão encontrados pelos seu público durante a busca.

Busque as keywords ideais no concreto e também no abstrato do seu negócio, desde o nome do serviço que você presta, até os impactos que ele resulta. Desde o produto que você vende, até os resultados que ele gera. Emoções, impactos na vida do cliente, progressão, tudo pode te levar ao termo necessário para captar aquele que seu concorrente não conseguiu.

Uma escola de inglês, por exemplo, pode gastar todo seu esforço de SEO em termos como “aprender inglês”, “escola de inglês”, “aprender novas línguas”. Estes termos, ao fim, são os serviços prestados por ela.

Já você pode focar nos ganhos de ter o conhecimento de inglês, como “como morar nos USA?”, “Falar inglês nativo”, “conseguir emprego na gringa, requisitos”. Neste momento, seu foco está voltado para um público similar, mas em uma diferente abordagem. Enquanto a outra concorre com outras milhares de escolas por termos genéricos e batidos, você foca em obter os clientes que passam despercebidos com outros propósitos.

3. Gerando conteúdo para suas páginas

Junto a perspectiva dos termos e keywords, temos também a conexão destes com o contexto da busca. Para exemplificar isso, gosto de utilizar sempre o exemplo da “manutenção de automóveis”.

Uma empresa comum que busca vender um serviço de manutenção de automóveis para seus clientes, irá utilizar os termos como “Manutenção / Reparo”, “Conserto de Automóveis”, até mesmo marcas, com uma boa frequência. Entretanto, a análise dessas SEOs de maneira crua pode gerar públicos que não estão inicialmente procurando pelos seus serviços.

Um bom exemplo seriam pessoas que buscam se tornar mecânicos(as), ou que gostariam de aprender mecânica para modificar seus próprios carros. Termos compostos como “Como reparar meu carro?”, “Como fazer manutenção do óleo de câmbio” dentre outros, podem atingir públicos que não são seus clientes e que inicialmente não tem interesse em seus serviços, mas que conhecerão sua marca a partir dali, e a verão como referência neste assunto.

Neste cenário, o ensinamento de técnicas de manutenção de automóveis, como parte do conteúdo do seu blog, ou até mesmo a conexão com pessoas que compartilham do mesmo carinho que sua empresa por um serviço, através de redes sociais, com hashtags e comentários, poderá conecta-los, gerando não somente possíveis futuros clientes para seu negócio e tráfego para seu conteúdo, mas também promotores do seu negócio.

Como aplicar a estratégia dentro do seu site?

Aqui chegamos onde a grande maioria das empresas perdem tudo que construíram e jogam fora todo potencial de SEO que tem!

Após investir muito tempo (e até mesmo dinheiro) na construção de todo o perfil do cliente, pontos de acesso, termos frequentes e conteúdo de ponta, as empresas esquecem, ou menosprezam, o fato de que tudo isso estará disponível dentro um site, e somente sendo performático e acessível poderá dar acesso as ferramentas de busca para visualizá-lo. Em outras palavras, um site com performance ruim e inacessível não será visto com bons olhos pelas ferramentas de busca, isso é, se for visto por elas…

Diversas soluções prontas do mercado prometem ranqueamento, agilidade, tempo de carregamento baixo, dentro outros benefícios. Mas você já se questionou porque grandes empresas investem milhares de reais todos os meses em times de consultoria, enquanto estas soluções cobram valores tão irrisórios como R$ 99,90 por mês?

Ferramentas prontas e fáceis de serem utilizadas por qualquer pessoa, como estas no mercado que vendem a promessa de que: “você mesmo poderá criar seu site e adicionar tags de SEO, garantindo colocações especiais no Google” tem seus custos inerentes.

Primeiro, sua performance nunca será a mesma de um site personalizado. A construção de modelo pensado para seu negócio, com design alinhado a marca e estruturação de código voltadas a performance de aplicação, tempo de carregamento, dentre outras performances, sempre terá vantagem sobre os seus concorrentes.

Segundo, sua acessibilidade não será tão abrangente. Por mais que muitos menosprezem ou não vejam valor, um site acessível para pessoas com comorbidades, sejam estas visuais ou motoras, tem muito valor para as ferramentas de busca, garantindo destaques ao seu site.

E por fim, seu SEO não será o mesmo. Ele não é apenas sobre configurar tags em um cabeçalho, está na escolha da estrutura das páginas e componentes, quais tags dentro do corpo de seu texto serão utilizadas, contraste entre as letras, destaque de informações importantes, redirecionamentos para outros blogs ou empresas.

Sem uma consultoria especializada, seu concorrente sai na frente.

Pensando em todos esses aspectos de desenvolvimento, a Exsign busca valorizar o seu trabalho de SEO, entendendo junto ao seu negócio quais são os que devem ser destacados, e garantindo que nossos 3 pilares citados a cima estejam com notas excelentes pelos leitores de algoritmos de busca.

Nós entregamos projetos aprovados com taxa de 95 pontos percentuais ou mais pelo ranking Lighthouse, o qual é responsável pela listagem do Google.

Tem interesse em saber mais sobre como podemos fazer o SEO da sua empresa se destacar cada vez mais? Acesse nosso site e fale com um de nossos consultores. www.exsign.com.br

Exsign, trazemos EXperiência digital para o seu negócio com tecnologia e deSIGN.